MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Retorno presencial gradual

Quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Prezados(as) alunos(as), pais e responsáveis,

Com cordiais cumprimentos, venho lhes apresentar o nosso planejamento para retorno gradual às atividades presenciais da escola.

Com a diminuição dos índices de infecção e hospitalização por conta do vírus SARS-COV 2, e a imunização de servidores e muitos alunos com a vacina, o CEFET-MG está programando retornar às suas atividades presenciais.

Desde o início da pandemia, foi instituído no CEFET um Grupo de Trabalho de Prevenção à COVID-19, encarregado de estabelecer as diretrizes que devem ser seguidas pela comunidade escolar. Assim, foi elaborado um Plano de Retomada de Atividades Presenciais, que toma como base o “Manual de biossegurança, organização escolar e orientações para o enfrentamento da COVID-19” e os “Procedimentos de biossegurança para utilização de laboratórios”.

Além dos protocolos emitidos pelo CEFET-MG, estão sendo acatadas orientações emitidas pelas autoridades sanitárias locais, do Município e do Estado.

A retomada será gradual, seguindo todos os procedimentos necessários a um retorno seguro. Os funcionários técnico-administrativos já estão trabalhando presencialmente, e os professores retornarão na próxima semana, no início do 2º semestre letivo de 2021. Como seguimos em trabalho semi-presencial, com atividades sendo realizadas tanto presencial quanto remotamente, há uma escala de trabalho divulgada em cada setor.

Para uso da Biblioteca, por exemplo, é necessário agendar horário para atendimento. Na Coordenação de Desenvolvimento Estudantil, a assistente social e a pedagoga estão à disposição presencialmente, enquanto a psicóloga e a nutricionista continuarão em atendimento remoto.

Considerando que os riscos de contaminação permanecem, e que todos os esforços devem ser tomados para minimizar a transmissão do vírus, diversas ações estão sendo executadas.

O espaço físico da escola foi adequado, com instalação de dispensers de álcool gel em diversos locais; limitação da ocupação de salas, para evitar aglomeração e respeitar o distanciamento social; aumento da periodicidade entre os procedimentos de higienização das salas; obrigatoriedade do uso de máscaras; interdição do uso dos bebedouros de jato d’água; instalação de barreiras de acrílico para aqueles trabalhadores com maior interação com o público, entre outras ações.

Estudantes e servidores vulneráveis à COVID-19, pertencentes a grupos de risco ou que coabitem com pessoas com comorbidades, além daqueles com idade acima de 60 anos, continuarão com atividades remotas.

A partir do dia 13 de outubro, grande parte das atividades acadêmicas será retomada. Algumas disciplinas serão ofertadas presencialmente, principalmente para os cursos de graduação, priorizando àquelas das séries finais e para turmas em fase de conclusão dos cursos, e cuja adaptação ao modo remoto foi parcial. Neste item se encaixam algumas disciplinas optativas e de laboratório.

Para todos os cursos serão oferecidas atividades de acolhimento socioemocional dos estudantes, com rodas de conversa e atividades culturais, participação em olimpíadas de conhecimento, atividades práticas de Física e Ed. Física, aulas práticas de Redação e Argumentação, além de atividades práticas isoladas de laboratório. Também serão retomadas a realização de ensaios para pesquisa, monitorias, orientação de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, grupos PET, Projetos de Extensão, usos de laboratórios por alunos, além de atendimento à alunos pelos docentes, em horários pré-agendados.

A pedagoga Kênia fará oficinas de orientação e planejamento de estudos, destinados a todos os estudantes que tiverem necessidade ou interesse.

De 13 a 18 de outubro estão programadas lives com a Diretoria Geral e de campus, coordenadores de curso e de desenvolvimento estudantil, para explicar como funcionará o retorno gradual. Serão realizadas pelo canal oficial do CEFET-MG do YouTube e pelo Instagram do CEFET Araxá. A programação está anexa a este e-mail

Esperamos que em breve, com a melhora dos indicadores de controle da pandemia, possamos passar para uma fase mais ampla de retomada das atividades presenciais, sempre com responsabilidade e respeito à vida.

Mais notícias serão divulgadas na página do CEFET (www.cefetmg.br) e no Instagram do CEFET Araxá. Acompanhem-nos!

Qualquer dúvida, estou à disposição para esclarecimentos.

Saudações,

Birgit Frey Riffel

Diretora do CEFET-MG/Campus Araxá