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CEFET-MG

“PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E MINERAÇÃO: usos compartilhados, importância turística e conflitos existentes na área e entorno da Estância Hidrotermal do Barreiro, Araxá (Brasil)”

O objetivo geral desse projeto consiste na atuação de dois discentes no projeto de Iniciação
Científica intitulado “PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO E MINERAÇÃO: usos compartilhados,
importância turística e conflitos existentes na área e entorno da Estância Hidrotermal do Barreiro,
Araxá (Brasil)”. Tem-se como foco a busca pela identificação dos significados, usos
compartilhados, aspectos turísticos e conflitos na área e entorno da Estância Hidrotermal do
Barreiro, importante complexo arquitetônico do interior do país, relacionadas ao papel histórico
desse destino turístico para o município onde se localiza – Araxá, para o estado de Minas Gerais e
para o país – Brasil, e a sua localização em área com intenso potencial de exploração mineral.
Assim, buscaremos relacionar patrimônio arquitetônico e mineração, numa perspectiva de
encontrar respostas e apontamentos para a problemática que envolve tal área, com conflitos
concretos entre preservação/conservação do patrimônio arquitetônico e paisagístico existente e a
ampliação de áreas de extração de minérios. Para a realização do projeto ora apresentado se
torna primordial a seleção de dois discentes, visto que, são duas dimensões analisadas (distintas
e que ao mesmo tempo se correlacionam) – uma na perspectiva de análise dos processos
relacionados as empresas de mineração que atuam na área, e outra relacionada a aspectos da
importância do patrimônio arquitetônico e paisagístico – sendo necessário, portanto, um estudante
do curso técnico em Mineração e um do técnico em Edificações. Destarte, consideramos que as
atividades que serão desenvolvidas com o auxílio de discentes, se tornam importantes tanto para
o desenvolvimento de pesquisa que busque identificar e propor soluções para a problemática
apontada, como também beneficiará os próprios discentes no que diz respeito a sua formação
profissional, como também na sua formação social e humana.

Prof.Dr. Josimar dos Reis de Souza