MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Azimute Norte

Projeto de Extensão Azimute Norte

No ano de 2017, ações foram desenvolvidas com o objetivo de introduzir o Desporto Orientação no CEFET-MG Araxá. A primeira ação consistiu na realização de uma oficina de Orientação para os alunos da Unidade. Naquele ano, dois alunos participaram da Copa Azimute Norte em Divinópolis-MG. Em 2018, implantou-se o Projeto de Extensão Azimute Norte: Esporte Orientação no CEFET-MG / Unidade Araxá, com a intenção de:

(i) ampliar a participação em competições,

(ii) formar alunos aptos para participar dessas competições,

(iii) divulgar e introduzir o Desporto Orientação para os estudantes da Unidade e da comunidade externa, por meio de oficinas sobre o desporto Orientação.

Em 2019, o Projeto se ampliou, tendo assim um maior número de oficinas e uma maior participação externa, contando com 294 participantes, sendo eles: alunos do Pro-técnico (cursinho ofertado pelo CEFET-MG em Parceria com a Prefeitura, para alunos do 90 ano, visando o ingresso no CEFET-MG); alunos de escolas municipais e estaduais do município e professores e técnicos administrativos da Unidade.

 Destaca-se, também, a ampliação da participação em competições em Minas Gerais e no Brasil. Em 2020, o Projeto foi aprovado no Edital 21/2020, cujo interesse foi:

(i) ampliar o número de oficinas para atender o público interno e externo;

(ii) formar uma equipe competitiva mais experiente (com treinamentos técnicos e teóricos/ táticos).

Contudo, devido à pandemia de COVID-19, o Projeto necessitou ser readaptado à nova realidade. Desse modo, foram ofertadas oficinas teóricas (tanto para o público interno quanto para o público externo) e a equipe participou de algumas competições virtuais de Orientação de Precisão, como: TRAIL-O Santander – Colômbia; Competição Virtual COUFRJ; Competição Trail-O Virtual em Cundinamarca (Colômbia) e em Bogotá; Virtual Trail-0 Azimute Norte – CEFET-MG, realizada na Bienal de Extensão; Campeonato Brasileiro de Orientação – Cambor Virtual (5 etapas); IV Orientação na Escola – CEFET-MG – Unidade Contagem e Copa Azimute Norte CEFET-MG – Unidade Araxá. A participação nessas competições virtuais manteve a equipe ativa, mesmo em tempos de isolamento social.

Para 2021, intenta-se renovar o Projeto, para:

(i) ampliar o número de oficinas, atendendo alunos e professores das escolas públicas e particulares de Araxá-MG;

(ii) realizar cursos para formação de mapeadores;

(iii) participar, com a equipe de Competição, dos seguintes eventos: (1) Campeonato Mineiro de Orientação – CEMO; (2) Troféu Sudeste de Orientação; (3) Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação -CBEUO e (4) Copa Azimute Norte de Orientação com a equipe de competição Azimute Norte – Araxá. Tendo em vista esse percurso histórico sobre a inserção do Desporto Orientação no CEFET-MG – Araxá, salienta-se a importância da continuidade e do fomento às atividades desenvolvidas, os quais agregam à equipe: prática educativa; trabalho em equipe; conhecimentos sobre qualidade de vida e saúde; respeito ao meio ambiente; entre outros benefícios. Ademais, colabora para divulgação do CEFET-MG entre a comunidade externa e do esporte, que ainda não é tão difundindo na região, a qual é propícia para esportes de aventura e de contato com a natureza.

Público alvo: alunos dos cursos integrados, concomitantes, subsequentes, e graduação. Professores e Técnicos Administrativos.

Coordenação: Sérgio Cardoso Barcelos e Gabriela Villela Arantes  –  DFG-AX

Membros da Equipe

Amanda Pedroso – Docente Colaboradora – DFGAX

Érik Anderson Do Prado Rocha – Discente

Larissa Gabriela Pereira Cardoso – Discente

Adrian Rodrigo Da Silva – Discente

Arthur Gomes Borges – Discente

 Mauricio Jose Aureliano Junior – Servidor Colaborador – GLABAX

Rosangela Do Rosario Prado – Servidor Colaboradora – CADAX