Tem início projeto de cultura empreendedora
Quinta-feira, 23 de março de 2017
Com o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo junto aos alunos de formação técnica na Unidade de Araxá, uma equipe de professores, técnicos administrativos e alunos lançou, em parceria como o SEBRAE/MG, o Projeto EmpreendaTec. A iniciativa visa também contribuir para a formação de jovens, por intermédio de uma proposta pedagógica inovadora, capaz de fomentar competências empreendedoras, duráveis, essenciais e necessárias ao desenvolvimento profissional e pessoal de cada aluno.
Durante 2017, acontecerão atividades integradoras para os alunos dos primeiros anos do Ensino Médio Integrado. O primeiro encontro ocorreu em 11 de março.
Equipe
Prof . Admilson Vieira da Costa
Alessandra de Moraes Silva (psicóloga)
Prof . Almir Kazuo Kaminise
Prof . Álvaro Francisco de Britto Júnior
Profa. Bruna Letícia dos Santos
Profa . Catarina Barbosa Torres Gomes
Prof . Cláudio Pereira Lima
Prof . Diego Barbosa Noronha
Prof . Francisco de Castro Valente Neto
Prof . Frederico Duarte Fagundes
Prof . Henrique José Avelar
Prof . Hildor José Seer
Profa. Jalmira R. Fiúza de Sousa
Jamila Costa (Técnico Administrativo)
Joelma Maria da Silva (Técnico Administrativo)
Kênia Mota de Oliveira (pedagoga)
Prof. Kleber Lopes Fontoura
Prof. Luis Paulo Fagundes
Profa. Marcela Maira Nascimento de Souza Soares
Prof. Marcélio Prado Fontes
Profa. Maria Auxiliadora Mendes Aguiar
Prof. Natal Junio Pires
Pâmmela Pinazi (aluna do curso de Engenharia de Minas)
Prof. Wanderley Alves Parreira
Contexto
O Empreendedorismo geralmente está associado à capacidade inovadora, gestão de um negócio, aproveitar oportunidades, obter sucesso, geração de emprego, renda e riqueza. Contudo, este conceito extrapola tudo isso e pressupõe, sobretudo, a realização do indivíduo por meio de suas atitudes, ousadia e proatividade na sua relação com o mundo.
É também definido como o comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.
Percebe-se que o sistema educacional atual, o tema empreendedorismo ainda é pouco trabalhado em sala de aulas. O período de ensino médio coincide com um momento de inquietações na vida dos jovens, que atravessam uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta, marcada por uma série de questionamentos conflitantes do tipo:
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Como se preparar para o futuro profissional, num mundo cada vez mais competitivo e sem empregos?
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Quais as perspectivas econômicas mundiais, que nortearão a minha vida profissional e pessoal?
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Que rumo seguir quando sair da escola?
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Onde e como buscar um meio de renda?
Essas e tantas outras indagações permeiam a cabeça dos estudantes de ensino médio diante do contexto econômico e social do país.
O ambiente escolar surge neste contexto como um dos meios de promoção da educação empreendedora, nele estão presentes os agentes determinantes na construção dos saberes e das novas competências, cabendo a escola a missão de preparar esses jovens para um novo momento, que não é mais a do pleno emprego, e que exige outros referenciais na direção do trabalho e da cidadania.