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CEFET-MG

Unidade Araxá tem projeto pela Feira de Ciências e Engenharia

Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O CEFET-MG é a instituição em Minas Gerais com maior número de trabalhos aprovados na 15ª edição da mostra de projetos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE 2017 –, maior evento do país de estímulo ao jovem cientista. Dos 28 trabalhos selecionados como finalistas no Estado, dez são de autoria de professores e alunos do CEFET-MG, um deles da Unidade Araxá. A Mostra será realizada nos dias 21, 22 e 23 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

Dos 10 projetos selecionados, três foram indicados pela comissão organizadora da Semana de Ciência e Tecnologia, dois pela Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações (META) e os outros pela própria Febrace. “Isso prova a inclinação do CEFET-MG para a promoção da produção científica e a inserção dos alunos no ensino médio e técnico no mundo da pesquisa científica”, afirma a Coordenadora de Divulgação Científica e organizadora da Semana C&T, Sônia Oliveira.

Um dos finalistas foi o projeto “Climatizador pessoal evaporativo por efeito capilar”, desenvolvido pelo aluno José Gaspar Júnior, sob a orientação de Alexandre Morais, da Unidade Araxá. O professor destaca a importância de apresentá-lo no evento: “promoção da tecnologia, reconhecimento do trabalho, intercâmbio de ciência e tecnologia”. O projeto refere-se “a um equipamento de condicionamento de ar portátil que utiliza do efeito capilar de materiais porosos dispostos em canais paralelos para promover o resfriamento evaporativo e propiciar conforto térmico a um microclima pessoal”, explica. O modelo apresentado tem o depósito da patente protocolado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

“É uma excelente oportunidade de divulgarmos o trabalho realizado em esfera nacional, mostra o reconhecimento e estimula o desenvolvimento de novos projetos”, destaca a professora orientadora do projeto “Diagnóstico de aditivos de obras públicas em Timóteo-MG”, Rosana Ferreira. O objetivo foi traçar um panorama da situação de obras públicas na cidade de Timóteo (MG).

O trabalho de conclusão de curso desenvolvido pelos alunos Daniel Santos e Gabriel Santiago, orientados pelos professores Sandro Dias e Rodrigo Rodrigues, também se destacou. “Redes de veículos autônomos com GTA SAN ANDREAS multiplayer: comunicação não orientada à conexão entre veículos e centrais nos cruzamentos de vias” foi um dos selecionados. “Além da grande satisfação no reconhecimento, demonstra o grande potencial da pesquisa em desenvolvimento”, afirma Sandro. O objetivo é simular o tráfego de veículos autônomos e sua coordenação no trânsito, evitando paradas como no tradicional trânsito com semáforos. Para isso, foi utilizado um servidor de código aberto de um jogo bastante conhecido chamado GTA (Grand Theft Auto).

A proposta do projeto “Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o auxílio do ensino da Biologia no ensino fundamental e médio” foi desenvolver um aplicativo que contribui para uma melhor aprendizagem dos conceitos de Biologia através de um aplicativo para dispositivos móveis. Sua principal funcionalidade é de adicionar ao mundo real organelas celulares virtuais. “Como aluno do CEFET-MG, tive a experiência de participar de duas edições da FEBRACE e hoje sou capaz de ver a importância destas experiências em minha aprendizagem e formação. Agora, como professor e orientador, tenho total convicção de que a FEBRACE traz o mundo da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico”, afirma professor Gustavo Novaes.

FEBRACE

Participam da Febrace estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio e técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. São inscritos projetos individuais ou em grupos de até três pessoas, com a participação de um professor orientador. Os projetos enquadram-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia.

Os critérios utilizados para a seleção são criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada categoria. Os ganhadores serão contemplados com troféus, medalhas e certificados.


Confira os trabalhos selecionados e a equipe envolvida

Trabalhos indicados pela Comissão da Semana de Ciência e Tecnologia


Análise, simulação e implementação de um controlador MPPT aplicado a um sistema fotovoltaico. Equipe Unidade Belo Horizonte: João Victor Guimarães, Paloma Azevedo Costa, Bruno Macedo (Orientador), Emanuel Philipe (Coorientador)

Mente em ação – um pacote de jogos educacionais baseado em interfaces de gestos. Equipe Unidade Belo Horizonte: Alair Junio Rocha, Ismael Ayres, Felipe Maia, Odilon Correa (Orientador), André Rodrigues (Coorientador)

Redes de veículos autônomos com GTA SAN ANDREAS multiplayer: comunicação não orientada à conexão entre veículos e centrais nos cruzamentos de vias. Equipe Unidade Belo Horizonte: Daniel de Sousa, Gabriel Martins, Sandro Renato Dias (Orientador), Rodrigo Rodrigues (Coorientador)


Projetos indicados pela Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações

Cardiolife – manequim com painel eletrônico para treinamento de massagem cardíaca. Equipe Unidade Belo Horizonte: Sophia Paiva, Stela Santos Brito, Tálita Saemi (Orientador)

Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o auxílio do ensino da Biologia no ensino fundamental e médio. Equipe Unidade Leopoldina: Marcela Gomes, Ana Carolina Guedes, Gustavo Montes (Orientador), Carla Rezende (Coorientador)

Projetos escolhidos pela Febrace

Biotemas interface homem-máquina através do movimento dos olhos: Equipe Unidade Leopoldina: Larissa Ferreira, Gabriel de Oliveira, Thaís de Souza, Jeronimo Costa (Orientador), Maicon Stihler (Coorientador)

Brinquedos matemáticos: uma investigação para o desenvolvimento de projetos técnicos e físicos para a estimulação do raciocínio lógico-matemático em crianças. Equipe Unidade Varginha: André Oraboni, Michael Ferreira (Orientador)

Climatizador pessoal evaporativo por efeito capilar. Equipe Unidade Araxá: José Gaspar da Silva Júnior, Alexandre Morais (Orientador)

Diagnóstico de aditivos de obras públicas em Timóteo-MG. Equipe Unidade Timóteo: Gabriel Leir, Mariana Karen Monteiro, Rosana Aparecida Ferreira (Orientador)

Simulação da dispersão do aedes aegypti usando autômatos celulares. Equipe Unidade Leopoldina: Marcella Linhares, Livia de Oliveira, Amanda Ozava Fernandes, Gustavo Montes (Orientador)

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG