Chama olímpica esteve em Araxá
Segunda-feira, 9 de maio de 2016
Um grande número de pessoas prestigiou a chegada da Tocha Olímpica em Araxá. A aguardada passagem do Fogo Olímpico, aceso em Olímpia, na Grécia, aconteceu neste domingo, 8, percorreu 4,5 km pelas principais vias públicas da cidade, em pouco mais de duas horas. O forte calor não atrapalhou o dia festivo, embalado por grupos culturais que espalharam música pelas ruas.
Quem percorreu o traçado urbano a pé se deparou, a cada esquina, com rodas de capoeira, fanfarras, danças indígenas, bandas percussivas e a congada, expressão religiosa fundamental para a tradição mineira. O batuque ecoou por todos os cantos da cidade, a terceira do Estado a ser visitada pelo comboio olímpico.
A Tocha foi acesa pela primeira vez no início da Avenida Amazonas, por duas estudantes do Ensino Fundamental e um estudante do Ensino Médio, aluno da Unidade Araxá do Cefet-MG, Gustavo Alves Pacheco, do 3º ano do curso de Mecânica. Ele venceu um concurso de redação no qual escreveu sobre a importância do esporte na reabilitação e inserção de pessoas com deficiência na sociedade. Os três estudantes foram considerados pelo Comitê Olímpico como Guardiões da Chama.
Dentre as pessoas que participaram do revezamento esteve o Professor de Educação Física da Unidade Araxá, Lucas Caetano de Castro.