MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Saiba mais sobre a Dengue, Zica e Chikungunya

Terça-feira, 15 de março de 2016

2016_dengue22016 palestra dengue3

A equipe de saúde do SMOD – Serviço Médico-Odontológico da Unidade Araxá organizou a segunda palestra sobre Dengue, Zika e Chikungunya que aconteceu em 10 de março. Participaram alunos do ensino médio integrado ao curso técnico. A palestrante foi Edna Márcia dos Campos Alves, educadora da rede municipal. Também esteve presente a sua equipe formada pelos educadores de saúde Cândido Borges e Célia Maria Aguiar. Em relação a essas patologias, Edna explanou formas de contágio, prevenção, sintomas e tratamentos, como, também, ações públicas para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em Araxá, quem apresentar sintomas destas doenças deve procurar o Centro de Hidratação da Prefeitura que funciona na Unicentro, na Avenida Dâmaso Drummond, até às 19 horas.

Para dar maior visibilidade ao assunto, a equipe de saúde do SMOD divulga as dúvidas mais frequentes. A enfermeira Aline Ribeiro explicou que“Esperamos, com essas medidas, aumentar a disseminação de informações visando contribuir com a saúde pública de Araxá.”

1) Diferença entre Dengue, Zika e Chikungunya

Dengue:Causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a Dengue pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.

Chikungunya: Provoca febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da Chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses.

Zica: É a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da Dengue e a Chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a Zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre Zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de Microcefalia.

2) Diferença entre o pernilongo comum e o Aedes aegypti

A picada do pernilongo se mostra evidente, e a picada do Aedes aegypti pode passar despercebida. O uso de calça ou blusa comprida muitas vezes não elimina totalmente o risco da picada. O Aedes aegypti é muito ágil e se reproduz em água limpa, ataca em plena luz do dia e transmite a Dengue, doença que tem preocupado a população nos últimos verões. O pernilongo prefere a madrugada, põe seus ovos em água suja rica em matéria orgânica e atormenta as noites de sono com seu zumbido. Os dois espreitam nas sombras, dentro das casas à espera da oportunidade de se alimentar com o sangue necessário para produzir seus ovos.

3) Transmissão

A transmissão acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti.Especificamente, no caso da zika, além da picada, pode haver contaminação de pessoa para pessoa por meio da saliva, lágrima, urina, transfusão de sangue e relação sexual.

4) Prevenção

O combate aos focos é a melhor forma de prevenção. Merece atenção eletrodomésticos que acumulem água como: geladeiras mesmo os modelos mais novos como o pros free que acumulam água em uma gaveta localizada em sua parte externa, climatizador e ar condicionado. Devemos verificar calhas, ralos, garrafas, pneus e vasos de plantas. A denúncia também contribui para diminuir as incidências de focos, nesses casos sugerimos comunicar à vigilância sanitária. O fumacê é passado apenas, em locais que tiveram casos de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti devido à poluição ambiental que causam.

5) Tratamento

Hidratação e medicação para dor. Devemos ficar atentos ao uso de medicamentos, que tenham em sua fórmula o ácido acetilsalicílico por causa do risco de dengue hemorrágica. Esses cuidados não substituem a orientação médica, em caso de sintomas referentes a essas enfermidades devemos procurar o posto de saúde mais próximo.

Fontes

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/diferencas-entre-dengue-chikungunya-zika.htm

https://agencia.fiocruz.br/pesquisador-aponta-as-diferen%C3%A7as-entre-a-aegypti-e-o-pernilongo-dom%C3%A9stico

http://combateaedes.saude.gov.br/tira-duvidas