MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Mensagem da comunidade cefetiana para os concluintes do terceiro ano da educação profissional e tecnológica

Terça-feira, 6 de abril de 2021

Mensagem da comunidade cefetiana para os concluintes do terceiro ano da educação profissional e tecnológica.

Foi muito bom vocês terem estudado no Cefet!

A frase do poeta paranaense, Paulo Leminski, é adequada a este momento:

O destino quis que a gente se achasse na mesma estrofe, na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase.”

São o destino e as nossas escolhas que nos conduziram para termos estado juntos. Nosso elo comum é o Campus Araxá do Cefet-MG e houve uma sincronicidade para que ocorressem aulas, momentos alegres e/ou tristes, companheirismo e amizade.

A grande maioria de nós é professor e, como disse Leminski, estivemos “no mesmo verso, na mesma classe” com vocês. Se nós, professores e técnicos-administrativos, estamos na “mesma frase, na mesma estrofe” com vocês é porque tivemos um “re-lacionar”. Temos muito orgulho de todas as conquistas feitas por vocês.

Queremos alertar que em um mundo no qual tudo pode ser descartável, corremos o risco de começarmos a jogar fora o que é essencial. Talvez precisemos dar um up gradena tecnologia de nosso computador, mas o ethos da ética das relações humanas precisa permanecer imutável dentro do sistema de valores.

Isso é fundamental na nova etapa da vida de vocês que se inicia agora!

Neste triste momento de pandemia, não pode, por exemplo, ficar ultrapassado o sentimento de compaixão que surge quando tomamos consciência da dor e do sofrimento de outras pessoas. A compaixão é essencial na construção de uma sociedade solidária.

A coragem queé um valor que também não pode ser descartado. Não se trata apenas da coragem física. É necessário termos a coragem moral e a coragem cidadã que nos retiram de nossa zona de conforto para agirmos em prol da coletividade.

Mais ainda a coragem não pode ser vista de maneira isolada. Ela necessita de estar associada à prudência, à justiça, à sabedoria e à temperança. A prudência é a virtude dos homens que sabem que podem errar, é uma forma de humildade. A temperança talvez seja a virtude mais contemporânea que temos. Em um mundo do consumo, a temperança é a capacidade de educar os nossos desejos em todos os seus aspectos não só o carnal.

Não precisamos ter tudo, mas o necessário para uma vida feliz.

A construção da felicidade não é feita com aquisição de bens ou do alcance de patamares mais elevados na escala social. Felicidade se constrói com uma vivência consciente e ética.

É o que desejamos para vocês!