MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Cefet-MG orienta sobre cuidados básicos contra coronavírus.

Quinta-feira, 12 de março de 2020

Diretoria acompanha os casos no Brasil e faz recomendações à comunidade acadêmica

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que indica uma epidemia disseminada para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

O CEFET-MG, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e dos setores médicos dos campi, vem orientando a comunidade acadêmica sobre as medidas de prevenção e cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir o vírus.

Segundo o diretor-geral, professor Flávio Santos, a Diretoria está atenta e acompanhando os desdobramentos dos casos no Brasil. Dependendo da orientação dos Ministérios da Saúde e da Educação, a Instituição poderá tomar novas medidas. No momento, afirma Flávio Santos, é importante que a comunidade fique atenta às práticas de higiene recomendadas e, em caso de sintomas, permaneça em casa ou procure orientação médica. O setor médico do CEFET-MG está disponível para orientações.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, também divulgou, na última segunda (10), uma série de orientações preventivas para enfrentamento ao novo corona vírus (Covid-19). Entre elas: manter ambientes com ventilação natural, evitar bebedouros, restringir atividades que envolvam grandes aglomerações, manter atenção aos indivíduos com febre e sintomas respiratórios, dentre outros.

Cuidados básicos

Os cuidados básicos para evitar o contágio incluem:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos (se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool);

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocadas com frequência;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

As informações são reforçadas pelo médico perito do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) do CEFET-MG Márcio Geraldo Moreira. Em entrevista, ele dá orientações e explica o novo agente do coronavírus.

Informações ao alcance dos dedos 

Para facilitar o acesso a informações sobre o novo corona vírus (Covid-19), o Ministério da Saúde lançou um aplicativo, disponíveis nas versões iOS e Android, para combater notícias falsas e orientar a população em geral sobre prevenção, sintomas e transmissão da doença, além de mapear unidades de saúde preparadas para atendimentos de casos suspeitos. O Ministério também disponibilizou um telefone para a população em geral enviar informações recebidas para análise da área técnica da pasta, evitando o compartilhamento de fake news. O número é (61) 99289-4640.

Saiba mais

Site do Ministério da Saúde esclarece as dúvidas mais comuns sobre o coronavírus

Hábitos de higiene podem diminuir contaminação por coronavírus

 

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Notícia atualizada em 12/03, às 9h16.