Sobre – CTIAX
As Coordenações de Tecnologia da Informação (CTIC) são unidades não-organizacionais responsáveis por implementar e executar as políticas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) no âmbito das unidades de acordo como Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) vigente.
A seguir são detalhadas as atividades executadas pelo CTIC da Unidade de Varginha (CTIVG):
A nível de software:
- Desenvolvimento de ferramentas para otimização logística das atividades de manutenção;
- Formatação de desktops, notebooks, tablets e netbooks;
- Implantação de servidores para soluções da instituição;
- Instalação de softwares proprietário e/ou livres;
- Recuperação de máquinas por imagem;
- Remoção de vírus em Desktops, notebooks, pendrives e outros;
- Implantação de serviços de rede de computadores;
- Capacitação de usuários;
- Implantação e gerência de serviços de help desk;
- Configuração para utilização da rede WiFi tanto em celulares quanto em notebooks.
A nível de hardware:
- Manutenção de hardware em desktops, notebooks, tablets e netbooks com vínculo patrimonial no CEFET-MG;
- Manutenção de impressoras;
- Substituições de toners e fotocondutores em equipamentos multifuncionais;
- Manutenção de projetores multimídia;
- Manutenção de dispositivos de rede;
- Manutenção na rede telefônica;
A nível organizacional:
- Gerência, administração e manutenção dos micro-computadores institucionais de todos os departamentos e setores do Campus Varginha (atualmente são aproximadamente 400).
- Monitoramento e Diagnósticos da Rede de Computadores e do seu tráfego.
- Alocação de Recursos Computacionais (Laboratórios, Computadores, Projetores);
- Organização física e lógica da Rede de Computadores.
Outros serviços:
- Instrução do público interno à solução de problemas computacionais do cotidiano;
- Instruções para criação da conta unificada e utilização da rede WiFi.
Rotinas Administrativas:
- Infraestrutura de rede
- Configuração de ativos de rede (Switches, Roteadores, Firewalls, Câmeras, Ponto eletrônico, Impressoras e Servidores de serviços de rede).
- Cabeamento estruturado (Organização e distribuição física do cabeamento).
- Configuração, autenticação e distribuição da rede WiFi.
- Administração do serviço de impressão.
- Criação e restauração de imagens em estações de trabalho.
- Instalação e substituição de equipamentos.
- Gerenciamento e configuração do sistema de Videoconferência.
- Serviços de Telefonia.
- Servidores (Data Center)
- Instalação e configuração de serviços de redes de computadores (Servidor VOIP, DHCP, DNS, Firewall, Arquivos)
- Configuração e administração de regras de firewall.
- Automatização de sistemas de backup e recuperação de dados.
- Configuração e implantação de sistemas de monitoramento (Cacti, Nagios, Zabbix entre outros).
- Compartilhamento de dados e recursos.
- Suporte ao usuário final
- Instalação de softwares.
- Remoção de códigos maliciosos em equipamentos patrimoniados para o CEFET-MG.
- Formatação de Sistemas Operacionais.
- Suporte ao sistema acadêmico.
- Suporte ao sistema de biblioteca.
- Adicionar estação de trabalho à rede cabeada e wifi.
- Suporte na funcionalidade dos equipamentos multimídia.
- Treinamento a usuários.
- Suporte técnico personalizado na execução de tarefas.
- Contas e senhas institucionais
- Criação de contas de acesso aos computadores institucionais.
- Contas de acesso para servidores e funcionários terceirizados quando se aplicar.
- Desenvolvimento
- Automação de atividades administrativas por meio de softwares.
- Formulários eletrônicos.
- Manutenção do site institucional.