MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Primeira atividade de Esporte de Orientação para cadeirantes no Cefet-MG

Segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Foi realizada neste sábado, 7 de outubro, no campus Araxá, a primeira atividade de Orientação de Precisão – Pre-O, modalidade esportiva direcionada a pessoas com capacidades físicas variadas, inclui as que tenham limitações de mobilidade severas, como cadeirantes.

Este desporto foi criado especialmente para que pessoas com dificuldade de locomoção possam praticar esporte. Não é uma prova atlética, como ocorre em outras modalidades paralímpicas tais como basquete, natação, atletismo ou tênis. É uma prova de raciocínio, que possibilita a todos, sejam idosos, jovens, cadeirantes ou não, independente do grau de dificuldade, competirem em igualdade de condições. Os praticantes têm que passar por pontos de controle marcados em uma determinada área, que são desconhecidos, fazem o uso de mapa e bússola para completarem a prova no menor espaço de tempo possível.

A atividade foi organizada em Araxá pelos professores Sérgio Cardoso Barcelos (Educação Física) e Birgit Yara Frey Riffel (Física), em conjunto com a equipe do Programa de Extensão Azimute Norte, do Campus Divinópolis, sob a coordenação da professora Nádia Cristina da Silva Mello.

Os cadeirantes convidados fazem parte da FADA -Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá. A Professora Birgit considera que o evento alcançou a sua proposta. “Inicialmente, estavam um pouco tímidos e apreensivos. Ao término, manifestaram a alegria de poder participar de uma atividade esportiva realmente inclusiva. Comentaram sobre a carência de eventos adaptados disponíveis a eles”.

foto-3 foto-1 foto-4