MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

O CEFET-MG marcou presença em encontro do IFPB sobre Jovem Aprendiz que teve a participação do MEC

Quinta-feira, 11 de maio de 2023

Evento ocorreu entre os dias 9 e 11 de maio e teve como objetivo integrar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, principalmente no que se refere ao Programa Jovem Aprendiz. Representando o CEFET-MG, estiveram presentes o Prof. Dr. Natal Junio Pires – Diretor da Unidade de Araxá e o Sr. Pedro Henrique Dias de Souza – Coordenador de Desenvolvimento de Carreiras.

O Ministério da Educação (MEC), representado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou da abertura do I Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento foi realizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e ocorreu de 9 a 11 de maio, em João Pessoa (PB). O objetivo foi o de auxiliar na implementação e no desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, bem como atuar no combate à evasão escolar e na inclusão de discentes no mercado de trabalho. 

Para o secretário Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques, o evento reforçou a importância do Programa Jovem Aprendiz. “É muito importante para o Governo Federal, neste momento de reconstrução do país, que a gente coloque todas as empresas que querem um Brasil melhor na condição de abrirem seus espaços para jovens aprendizes”, afirmou Getúlio Marques. 

O Encontro consistiu na implantação e desenvolvimento do programa, que tem como objetivo possibilitar o aumento gradativo e sequencial do número de discentes inseridos no mundo do trabalho, como tem ocorrido com estudantes do Campus Pedras de Fogo do IFPB. A experiência está sendo compartilhada com gestores de instituições de ensino e representantes de entidades ligadas ao mundo do trabalho. 

De acordo com a reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, o olhar especial para o programa só consolida o empenho do Governo Federal com a educação profissional. “Espero que ampliemos essa ação fazendo nosso cumprimento da missão institucional”, ressalta. 

Segundo Lucas Silva, estudante do curso Modelagem do Vestuário no Campus Pedras de Fogo do IFPB, participar do Programa é um investimento profissional e pessoal. “Com o projeto tenho desenvolvido outras habilidades, além de obter o suporte financeiro que me ajuda em casa e até a fazer outros cursos”, disse o estudante, que conseguiu uma vaga de emprego em uma empresa de fiação têxtil. 

Empregabilidade – o Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, através da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados. 

Agenda – o secretário Getúlio Marques participou da Aula Inaugural do Centro Profissional e Tecnológico da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele proferiu palestra sobre as perspectivas da educação profissional e tecnológica no cenário nacional. Também foi realizada a inauguração do Laboratório de Práticas Odontológicas e da Clínica Escola de Promoção à Saúde Bucal.

Getúlio ainda reforçou o compromisso do Governo Federal de fortalecimento das instituições federais de educação, incluindo a recomposição do orçamento e a retomada de projetos essenciais para ampliar a formação técnica e profissional. “Estamos trabalhando para reconstruir o projeto de rede e consolidar as instituições que existem, queremos iluminar o Brasil com a educação profissional”, enfatizou o secretário ao anunciar um repasse de R$ 1,6 milhão para infraestrutura do Centro Profissional Tecnológico.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do IFPB e da UFPB