:: Histórico ::
Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte Impressão do conteúdo somente com fundo branco Enviar esta página por email Cor da fonte branca com fundo preto Cor da fonte preta com fundo branco

O Cefet
 
O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Suas atividades tiveram início em 1910 com a criação da Escola de Aprendizes e Artífices, em Belo Horizonte. Passou por várias denominações até se tornar referência nacional no ensino tecnológico. Do objetivo inicial de se promover ensino profissional primário gratuito passou a ministrar ensino técnico de nível médio. Hoje oferece cursos de ensino superior, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu. Possui nove campi, um deles em Araxá. A Unidade de Ensino Descentralizada de Araxá foi criada em 1992.
 
 
Antecedentes
 
O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico – Protec, criado em 1986 durante o governo do Presidente José Sarney, abriu caminho para a interiorização do ensino técnico no país. Nessa época, os CEFETs situavam-se somente nas capitais.
 
A criação de uma unidade de ensino do Cefet-MG em Araxá surgiu do anseio da comunidade local, principalmente o empresariado, de se propiciar, para a cidade e região, ensino técnico gratuito e de qualidade aliado à formação integral do homem. Também se inseria dentro do projeto do Protec.
 
A Secretaria Municipal de Educação de Araxá, em seu “Plano Municipal de Educação”, de 1990, destacava como uma alternativa para as demandas do município, em relação à mão-de-obra qualificada de nível técnico, a necessidade da Profissionalização no Ensino de Segundo Grau.
 
 
Os trâmites
 
Em 13 de abril de 1991, o Deputado Federal Aracely de Paula encaminhou ao MEC-Senete ofício no qual solicitava a encampação da Eminas-Araxá pelo Cefet-MG. O deputado procurou o Professor Paulo Marcos Nessralla, então chefe do DE-II do Cefet-MG, em BH, para que conduzisse todo o processo.
 
Em 18 de maio, o Diretor-Geral do Cefet-MG, Professor Luiz Fernando Gomes Guimarães, após análise de toda a diretoria da instituição, decidiu pela viabilização do projeto.
 
Em julho, a Prefeitura Municipal de Araxá torna-se parceira do Projeto. O Prefeito Waldir Benevides de Ávila e a Secretária Municipal de Educação, professora Maria Auxiliadora Ribeiro, visitam os campi I e II do Cefet-MG. Em conjunto, definiram a imediata elaboração do projeto base.
 
Em 13 de novembro, a Secretaria Nacional de Educação Tecnológica do MEC informou ao Deputado Aracely de Paula o interesse do ministério na transformação da Eminas em unidade do Cefet-MG.
 
Em novembro, o Professor Luiz Fernando Gomes Guimarães encaminhou ao senhor Secretário Nacional de Educação a documentação relativa à criação da Uned/Araxá. Solicitou, ainda, a autorização para funcionamento a partir de 1992.
 
Em 4 de fevereiro o Ministro da Educação, Professor José Goldenberg, assinou a portaria nº 215 que autorizou o funcionamento da Uned/Araxá. Já no dia 5, o Professor Paulo Marcos Nessralla foi designado para responder pela direção da unidade. Na semana seguinte, tem início a reforma física do prédio. O primeiro Exame de Classificação aconteceu no dia 27 do mesmo mês. 228 candidatos se inscreveram, dos quais 176 foram aprovados. 
 
O ano letivo teve início em 16 de março. A aula inaugural foi proferida pelo Professor Gilberto Sotto Mayor, Diretor de Ensino do Cefet-MG.
 
Durante dois anos, a unidade funcionou com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, através de convênio firmado, a qual se responsabilizou pela manutenção financeira do quadro de pessoal, material de consumo e outras despesas. Ao Cefet-MG coube a responsabilidade pela autonomia didático–científica e administrativa da escola.
 
Com a realização de concursos públicos, a partir de 1994, para provimento das carreiras docente e técnico-administrativa, o governo federal assumiu a responsabilidade pela total manutenção e funcionamento da Uned.
 
 
Dados gerais
 
Inicialmente foram oferecidos os cursos técnico-industriais de Eletrônica, Mecânica e Mineração. Em 2001, foi implantado o de Edificações. O curso superior de Engenharia de Automação Industrial teve início em 2006,e em 2007,começou a vigorar a modalidade EJA. A aula inaugural do curso de Engenharia de Minas aconteceu em 3 de agosto de 2010.
 



CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE
DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE ARAXÁ - CAMPUS IV
Av. Ministro Olavo Drummond, 25 - CEP: 38.180.510 - Bairro São Geraldo - Araxá - MG - Brasil
Telefone: +55 (34) 3669-4500 - Fax: +55 (34) 3669-4523
E-MAIL: diretoria@araxa.cefetmg.br

Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2017
Desenvolvimento: SGI/CEFET-MG