CEFET-MG

Palestras

banner_site_ct-01

Data – 25/10/2017 – QUARTA-FEIRA
Horário: 19h30
Local: Quadra Poliesportiva do CEFET/Araxá

Palestra: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Prof. Dr. Carlos Medeiros (CEFET/ARAXÁ) & Prof. Dr. Edilson Silva (CEFET/ARAXÁ).
Resumo: Matemática: A linguagem do universo. A história que cobre vários milênios, começando ainda mais remotamente quanto a invenção da escrita. Uma consequência dos primeiros esforços do homem para sistematizar conceitos de grandezas, formas e números, ou, como acreditava Platão, aquela que sempre existiu, estando meramente a aguardar sua descoberta? Sua história é indistinguível da história da humanidade, pois sem a Matemática, nem mesmo haveria história. A forma como isso começou a acontecer, nas primeiras civilizações, é o tema desta palestra.

Data – 26/10/2017 – QUINTA-FEIRA
Horário: 19h15
Local: Auditório DMCAX CEFET/Araxá

Palestra: MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: A função da Matemática permeando o desenvolvimento científico e tecnológico.
Prof. Dr. Ernesto Rosa. Matemático formado pela Universidade de São Paulo, onde lecionou durante muitos anos. Escritor de livros didáticos e paradidáticos pelas Editoras Ática e FTD.
Resumo: Do surgimento do Homo Erectus ao desenvolvimento das ferramentas primitivas. A passagem do nomadismo para o sedentarismo com o surgimento da agricultura e da matemática. Aparecem as classes sociais, cidades e a ciência primitiva usa a matemática e dissemina a tecnologia. O conhecimento sistematizado da matemática amplia a ciência e a tecnologia. Surge a mecanização, a automatização e agora lidamos com as consequências do progresso que a matemática consolidou na humanidade.

Data – 26/10/2017 – QUINTA-FEIRA
Horário: 20h30
Local: Auditório DMCAX CEFET/Araxá

Palestra: MODELAMENTO MATEMÁTICO NA SIMULAÇÃO DO FLUXO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA DA JAZIDA DE PIROCLORO DO COMPLEXO ALCALINO CARBONATÍTICO DO BARREIRO – ARAXÁ -MG.
MSc. Tiago Antônio Torres Gomes (CBMM/ARAXÁ)
Resumo: Caracterização hidrogeológica do aquífero associado à mineração de nióbio para o modelamento matemático e simulação numérica do fluxo da água subterrânea. Esta simulação servirá de base para estudos diversos, no que concerne às atividades de gestão das águas subterrâneas no âmbito da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.