CEFET-MG

Engenharia de Minas

A Engenharia de Minas é a parte da engenharia que cuida da descoberta, da extração dos minérios da natureza e da separação de matérias-primas minerais úteis daquelas sem aproveitamento. O curso utiliza conhecimentos de diversos ramos da ciência, particularmente da Geologia, da Química, da Física, dentre outros.

Objetivos

O Curso de Engenharia de Minas objetiva formar profissionais habilitados para o desempenho das atividades de prospecção e pesquisa mineral, lavra de minas, captação de água subterrânea, beneficiamento de minérios, aberturas de vias subterrâneas e os seus serviços afins correlatos e aspectos ambientais relacionados; bem como atuar no planejamento a longo, médio e curto prazos dos empreendimentos minerários, além de relacionar de modo técnico e social com as comunidades onde atua.

Atuação profissional

O Engenheiro de Minas é um profissional qualificado a buscar os recursos minerais (pesquisa mineral) tais como ferro, petróleo, alumínio, fosfato, rochas ornamentais, agregados para a construção civil, gemas, água mineral, talco, dentre muitos outros.

É o único profissional capacitado a fazer o planejamento e supervisão da retirada de minérios “in loco” (lavra de mina) através das mais diversas técnicas, como lavra a céu aberto, usando máquinas pesadas ou mesmo explosivos; lavra subaquática, através de dragagem, ou lavra subterrânea, abrindo poços, túneis e galerias; preparação deste material retirado (tratamento de minérios), concentrando e separando a parte que interessa (mineral ou minerais úteis) da que não tem valor (ganga); expedição; posteriormente à retirada, cuidar da recuperação da área que foi minerada (recuperação ambiental de área degradada), deixando o meio ambiente apto a outra atividade, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.

Cabe ainda ao Engenheiro de Minas cuidar da avaliação técnica e econômica do empreendimento mineiro, avaliar e reduzir todos os riscos inerentes ao trabalho em locais, às vezes, distantes. E, também, cuidar do ambiente do trabalho, englobado aí pelo levantamento dos riscos ambientais, tomando sempre ações preventivas, zelando para que sejam minimizados quaisquer incômodos ou riscos às comunidades circunvizinhas, bem como ao meio ambiente.

O curso de Engenharia de Minas do CEFET-MG, oferecido no Campus Araxá, é diurno. Tem a duração de dez períodos.

Site do curso: http://www.engminas.cefetmg.br/