MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Aberto Processo Seletivo para a graduação

Quinta-feira, 8 de abril de 2021

Até 19 de abril de 2021, a Coordenação de Processos Seletivos do CEFET-MG – COPEVE recebe inscrições para o Processo Seletivo do 1º semestre de 2021 para ingresso na graduação. No Campus Araxá, são oferecidos Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas com 40 vagas para cada curso.

Podem se inscrever aqueles que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, edição de 2020 ou 2019, e que tenham obtido nota mínima de 500 pontos na Redação e 450 pontos em cada uma das demais provas. Não há cobrança de taxa de inscrição.

As inscrições devem ser feitas no site www.copeve.cefetmg.br.

Para mais informações, basta acessar o Edital,clique aqui.

Entenda melhor os dois cursos

Engenharia de Minas
O curso de graduação em Engenharia de Minas, ofertado na modalidade integral com duração de 5 anos (10 semestres letivos), tem como objetivo geral formar profissionais com uma sólida e qualificada fundamentação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Envolve uma base de conhecimentos que os prepara para atuar no processo produtivo e no desenvolvimento técnico e científico do país. Esta atuação abrange as grandes áreas da mineração: tecnologia mineral, extração de rochas e beneficiamento de minérios. A mineração no Brasil se confunde com a própria história do país. Ao falar nas atividades econômicas do Brasil, é impossível não citar o crescimento da mineração como um componente essencial.

Em 10 anos, o desenvolvimento da extração mineral foi de 550% no país. De 2014 a 2018, o investimento na área foi de cerca de 48 bilhões em euros, com potencial de expansão. Com mais de 3.000 minas espalhadas pelo território nacional, o Brasil é um dos cinco maiores produtores minerais do mundo. A região do Alto Paranaíba, na qual se insere a cidade de Araxá, é rica em recursos minerais como diamante, ouro, fosfato, nióbio, terras raras, potássio e titânio que têm sido pesquisados e explorados desde a década de 1950. Grandes empreendimentos mineiros se instalaram na região e continuam em processo de expansão o que tem aumentado a demanda por profissionais da área de mineração. O Engenheiro de Minas pode atuar também em empresas públicas, privadas e prestadoras de serviços nas áreas específicas e/ou relacionadas à Mineração, ou, que necessitem do profissional com a sua formação. O Engenheiro de Minas se faz presente nos campos profissionais de Mineração, Caracterização e Beneficiamento de Minérios, Tecnologia Mineral, Geotecnia, Hidrogeologia e Gestão Econômica Mineral.

Engenharia de Automação Industrial
Na região de Araxá, o setor industrial domina a economia e se sustenta nas riquezas minerais e agronegócio, representada pelo café e pela pecuária.O desenvolvimento tecnológico aliado à alta competitividade do mercado impulsiona tais setores para a utilização de intensa tecnologias ligadas à eletrônica e à informática. Observa-se assim uma intensa e crescente utilização dos processos de controle e automação industrial nas diversas fases de produção – desde o projeto até a manufatura e manutenção. Com a proposta de atender à demanda do mercado com um profissional qualificado para esse fim, surgiu no CEFET-MG Campus Araxá o curso de Engenharia de Automação Industrial que é ofertado em 10 semestres no período integral com possibilidade também dos alunos atuarem nas áreas de pesquisa e extensão. O profissional formado é capaz e habilitado para atuar em projeto para manutenção e execução. a fim de promover a integração dos processos produtivos, a melhoria da produtividade e da qualidade do produto.

Vale lembrar que a demanda pelo profissional de Engenharia de Automação Industrial não está somente restrita à região de Araxá, mas também em todos os setores econômicos nacional.