MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Lesados medulares são o foco de livro de professor do Campus Araxá

Sexta-feira, 14 de agosto de 2020

O professor e pesquisador Thiago Gomes Cardoso, do Departamento de Eletromecânica de Araxá – DELMAX (CEFET- MG), em trabalho conjunto com os pesquisadores Lucas Pereira Ferreira de Rezende (Petrobrás), Cleudmar Amaral de Araújo (UFU), Gilmar da Cunha Sousa (UFU), Fernando Lourenço de Souza (UFU) e Márcio Peres de Souza (UFU) publicaram o livro “Impactos e Desafios do Fortalecimento Muscular e Exercício Físico na Vida dos Lesados Medulares – Uma Revisão Bibliográfica”.

As áreas do conhecimento abordadas são saúde e biomecânica. A publicação é o resultado de pesquisas feitas no Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paraolímpicos – CINTESP.Br, sediado em Uberlândia-MG,entidade a qual os pesquisadores são filiados.

O estudo enfoca os impactos gerados pela lesão medular em diversos aspectos como a saúde e a qualidade de vida do indivíduo. Estudos apontam que os indicadores de qualidade de vida deles são significativamente inferiores quando comparados às pessoas sem deficiência. Vários são os fatores que levam esta situação como as dores oriundas da lesão e aquelas provocadas pela utilização de equipamentos como cadeiras de rodas.

O livro faz uma revisão acerca do panorama da pessoa com deficiência no Brasil. Destaca as estruturas afetadas quando da ocorrência de uma lesão, as dores que afetam o lesado medular que incorrem da própria lesão e do uso da cadeira de rodas, além de evidenciar quais os benefícios que a atividade física e os exercícios de fortalecimento muscular trazem no combate a esses males.

O estudo apresenta, ainda, equipamentos de treinamento presentes na literatura, no mercado e em algumas pesquisas que estão em curso no CINTESP.Br, a proposta é o desenvolvimento de equipamentos de treinamento e de fortalecimento muscular de alta performance projetados, especificamente, para esse público. Alguns já em fase de protótipo e testes.

Livro

O livro foi disponibilizado de forma gratuita, podendo ser acessado pelo endereço: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3362