MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Em Araxá, será realizada a primeira atividade de Esporte Orientação para cadeirantes do Cefet-MG

Sexta-feira, 6 de outubro de 2017

A lei 12.711/12 que estabelece cotas para o Ensino Superior foi alterada em 2016 e instituiu cotas para pessoas com deficiências nas instituições federais de ensino superior. Neste propósito o Programa de Extensão Azimute Norte prepara no próximo sábado, dia 07 de outubro no campus de Araxá, a primeira atividade de Orientação Pre-O -Orientação de Precisão. Esta modalidade de orientação tem sido realizada no Brasil com o objetivo de incluir pessoas com deficiência física na prática do Esporte Orientação. Com o apoio da direção do campus, a atividade é coordenada em Araxá pelos professores: Sérgio Cardoso Barcelos, Educação Física, e Birgit Yara Frey Riffel, Física, e organizada pela equipe do Programa de Extensão Azimute Norte de Divinópolis.

De acordo com a Profa. Nádia Cristina da Silva Mello, coordenadora do Programa de Extensão, a Orientação de Precisão (Pre-O) é uma variante da modalidade pedestre de Orientação, em que os praticantes resolvem problemas sobre a localização geográfica dos prismas em elementos do terreno. É chamada de precisão porque o praticante, ao chegar em um ponto de observação com o mapa e a bússola, ele precisamente deve definir qual dos prismas alocados no terreno correspondem  ao que está marcado no mapa. A coordenadora realizou um curso desta modalidade Pre –O nos dias 20 a 23 de junho de 2017. O curso foi ministrado no Brasil na cidade de Casimiro de Abreu-RJ pelo orientista português Joaquim Margarido, que é representante da Federação Internacional de Orientação (http://orienteering.org/) .

Joaquim Margarido explicou que a Orientação Pre-O é uma modalidade do Esporte Orientação que na Europa é uma vertente da modalidade Trail – O, e que pode ser realizada por todos, mas permite que o deficiente físico também participe. No curso, Joaquim Margarido também apresentou outra modalidade que é a Orientação Adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual. A equipe do Programa Azimute Norte escolheu o campus Araxá para realizar a primeira atividade de orientação Pre-O em função da topografia do campus ser mais favorável para esta prática.